Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Estafeta portuguesa de 4x100 metros apurada para a final

por RTP
Portugueses durante a prova dos 4x100 metros reuters pictures

A Seleção portuguesa de 4x100 metros apurou-se hoje para a respetiva final dos Campeonatos da Europa de atletismo, que decorrem em Helsínquia, ao registar o oitavo tempo entre os 16 semi-finalistas.

A estafeta lusa, composta por Ricardo Monteiro, Dany Gonçalves, Arnaldo Abrantes e Yazaldes Nascimento, foi quarta na sua série, com o tempo de 39,66 segundos, o oitavo tempo entre as 16 equipas presentes, duas das quais (Itália e Polónia) não concluíram a prova.

"Não estivemos perfeitos, foi apenas mais ou menos", disse Yazaldes Nascimento, porta-voz da equipa, que salientou o facto de, pela segunda consecutiva, a seleção portuguesa estar na final de um Europeu, depois do sexto lugar em Barcelona2010, quando a equipa bateu o recorde nacional (38,88).

Com o objetivo de marcar presença na final, o atleta luso disse que
a equipa esteve "bastante nervosa", pois "estava muito em jogo", e explicou como foi encarada a prova: "o objectivo era chegar à final e, por isso, fomos cautelosos nas transmissões. Agora já poderemos arriscar mais".

Em termos pessoais, o atleta do Benfica afirmou estar "completamente recuperado" da rotura no adutor que o impediu de estar nas últimas provas.

"Já poderia ter corrido os 100 e 200 metros, mas preferi concentrar-me a 100 por cento na estafeta. Julgo que temos possibilidades de conseguir um lugar nos Jogos Olímpicos", acrescentou.

Ainda esta manhã, Irina Rodrigues foi nona no grupo A do lançamento do disco, com 53,01 metros, bem longe do seu melhor (62,91). No final, não falou aos jornalistas. "Desculpem, não quero prestar declarações", afirmou, sem se deter.

Numa sessão dedicada a qualificações e eliminatórias, competirão ainda durante esta manhã Edi Maia no salto com vara, Hélio Gomes nos 1.500 metros e Rasul Dabo e João Almeida nos 110 metros barreiras.
PUB