Peixe-gato com 127 quilos capturado após 40 minutos de luta com pescador italiano

por Nuno Patrício, RTP
Fotos: Sportex Italia

Um pescador Italiano esteve cerca de 40 minutos num duelo em que um peixe-gato com 127 quilogramas deu luta. No final o enorme peixe-gato rendeu-se e o prémio resultou numa boa pescaria.

Quase que não ganhou para o susto quando o sistema de pesca de utilizado por Dino Ferrari e pelo irmão Dario, começou a dar sinais de ter capturado um bom peixe.

Os dois pescadores italianos encontravam-se num pequeno barco num lago de Italia, quando a luta entre peixe e homem começou.
Mal o pescador iria imaginar que do outro lado da linha estava um peixe-gato com mais de dois metros e meio e 127 quilos de peso.

Dino e Dario Ferrari, em entrevista , explicaram perante o belo exemplar como toda a aventura se tinha desenrolado.


Dino diz que o enorme peixe foi atraído com isca artificial instalada num sistema de pesca chamado “Torpedo” que estava amarrado a uma pequena embarcação.

O Sistema de pesca torpedo consiste numa bóia flutuante contendo na parte inferior da bóia uma isca , natural ou artificial.
A bóia é posteriormente presa a um sistema de propulsão como um barco e puxada, atraindo desta forma os peixes.

O peixe gigante, após ter mordido a isca, debateu-se durante 40 minutos, tendo acabado por desistir e deixar-se capturar.

Dino e Dario Ferrari tiraram fotos, mediram e pesaram o enorme peixe e, depois da exibição do troféu, voltaram a lançar o grande peixe-gato de novo para o seu habitat.



Um feito que permitiu a estes pescadores italianos entrarem para a lista dos pescadores que capturaram um dos maiores peixes desta espécie.



O último registo de uma captura de um exemplar deste calibre remonta a 1997, como a captura de um peixe-pedra capturado em Bedfordshire, Inglaterra.

O que é um Peixe-Gato?
O peixe-gato, panga ou barges pertence à classe dos Actinopterygii e pode ser marinho (como os Ariidae e Plotosidae) ou de água doce.

A fisionomia mais comum deste tipo de peixe apresenta grandes barbilhos aos lados da boca, fazendo lembrar bigodes de um gato, mas nem todos têm obrigatoriamente estas características.

Não têm escamas e a presença desta espécie encontra-se praticamente por todo o planeta exceto na Antártida, variando muito em tamanho.

O peixe-gato surgiu recentemente no mercado português e noutros países, oriundo sobretudo de explorações em aquacultura no rio Mekong, Vietname.

Existe ainda alguma falta de informação e o aumento desta espécie presença no mercado tem suscitado o surgimento de notícias erradas sobre alegados problemas de segurança e qualidade.

Este tipo de peixe tem sido apontado como apresentando um elevado nível de bactérias patogénicas, metais pesados e resíduos de fármacos e de hormonas, devido a esta espécie ser geralmente encontrada e pescada em locais de má qualidade das águas.

Em Portugal, são consumidas por ano cerca de quatro mil toneladas desta espécie.

PUB