Na tarde desta segunda-feira caiu chuva escura na cidade de São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) afirmou que esta cor foi provocada pelo incêndios que assolam atualmente o país. O "dia virou noite" devido às nuvens de fumo que encobriram a cidade.
O dia virou noite ontem à tarde aqui em São Paulo.
— Luciana Florencio 🌹 (@Luciana_FR) 20 de agosto de 2019
Moradores coletaram água da chuva, q estava escura e com cheiro d queimada! 😱
Sim, a fumaça das queimadas na região norte chegou sobre a cabeça dos q fingem não ver oq está acontecendo#prayforamazon
https://t.co/PSEwpNgrIC
No entanto, os meteorologistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) ainda não verificaram a possível ligação entre os incêndios e o aumento na nebulosidade que deixou a cidade às escuras.
"Quando a água cai, bate nas partículas e a chuva trás essa poluição", explicou.
O fumo dos incêndios ao atingir as nuvens de chuva forma uma “espécie de gosma que dá origem às nuvens escuras e avermelhadas e também à chuva 'preta', mais escura que o normal", explicou o pesquisador.
As amostras recolhidas por alguns moradores na cidade de São Paulo revelaram substâncias provenientes da queima de biomassa, presente maioritariamente nas florestas.
A pesquisa feita pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) identificou a presença de reteno na água da chuva. Esta substância é o primeiro indicador de que ocorreu um incêndio.
Uma outra análise realizada pela Universidade Municipal de São Caetano (USCS) revelou também a concentração de fuligem - substância preta proveniente da decomposição de matérias combustíveis. A quantidade encontrada foi sete vezes superior ao normal. Já a presença de sulfetos foi dez vezes maior do que a média registada.#Brasil: Água escura da chuva em São Paulo contém partículas provenientes de queimadas - https://t.co/qWH6CSRqbb
— Jornal da Chapada (@JChapada) 21 de agosto de 2019
"Se tivéssemos recebido o fumo sobre a cidade, sem a presença de uma frente fria que trouxe a chuva, isso poderia ter um efeito muito pior nas pessoas", assegurou.