O Vitória de Guimarães começou esta sexta-feira a preparação da época 2016/17, com 13 jogadores presentes nos exames médicos, um deles Marcos Valente, novidade para o eixo da defesa.
O lateral-direito João Aurélio, os laterais-esquerdos Marcílio e Rúben Ferreira, os médios Nolan Mbemba e Rafael Miranda e o avançado Soares, bem como o extremo Raphinha, que alinhou na época anterior na equipa B, foram as restantes novidades no regresso aos trabalhos, tendo faltado apenas o médio sul-africano Bongani Zungu.
O primeiro dia da época 2016/17 contou ainda com os guarda-redes Miguel Silva e Douglas e os defesas Bruno Gaspar, Moreno e Dalbert, cinco das 16 permanências, além do guarda-redes Miguel Oliveira, dos defesas Josué, João Afonso e Pedro Henrique, dos médios Phete e Tozé, e dos avançados Alex, Franci, Ricardo Valente, Vigário e Alexandre Silva, neste momento na seleção sub-19.
O plantel, porém, não está ainda fechado, pois o novo técnico, Pedro Martins, já avisou que ainda faltam quatro ou cinco reforços para o meio-campo e o ataque, setores em que o clube perdeu mais jogadores, nomeadamente os ‘titulares’ Cafú, que rumou ao Lorient, de França, e Otávio e Licá, que regressaram ao FC Porto.
O Vitória deixou ainda de contar com o guarda-redes Assis, o defesa Pedro Correia, que reforçou, entretanto, a Académica, da II Liga, e com o médio Bouba Saré, após o término dos contratos, bem como o lateral-esquerdo Luís Rocha e o avançado Tomané, contratados pelo Panetolikos, da Grécia.
Os ‘emprestados’ João Teixeira e Victor Andrade (Benfica), Oriol Rosell (Sporting), Montoya (Vasco da Gama, do Brasil) Hurtado (Reading, de Inglaterra) também saíram, tendo voltado aos seus clubes de origem, com Ricardo Gomes, em sentido contrário, a regressar, após empréstimo ao Nacional.
A continuidade do avançado Henrique Dourado, melhor marcador da equipa na época passada, com 12 golos, é ainda incerta.
O primeiro treino da formação de Pedro Martins decorre na segunda-feira, com o estágio de pré-época a realizar-se entre 11 e 16 de julho em Ofir, Esposende.
Plantel provisório do Vitória de Setúbal para 2016/17:
- Guarda-redes: Miguel Silva, Douglas e Miguel Oliveira
- Defesas: Bruno Gaspar, João Aurélio (ex-Nacional), Josué, João Afonso, Pedro Henrique, Moreno, Marcos Valente (ex-Desportivo das Aves), Dalbert, Rúben Ferreira (ex-Marítimo), Marcílio (ex-Mirassol/Bra)
- Médios: Phete, Nolan Mbemba (ex-Lille/Fra), Bongani Zungu (ex-Mamelodi Sundowns/Afs), Rafael Miranda (ex-Ferroviária/Bra), Tozé
- Avançados: Alex, Ricardo Valente, Alexandre Silva, Franci, Ricardo Gomes, Vigário, Raphinha (Vitória de Guimarães B), Soares (ex-Nacional)
Treinador: Pedro Martins (ex-Rio Ave)
Saíram: Assis, Pedro Correia (Académica), Luís Rocha (Panetolikos/Gre), Bouba Saré, Oriol Rosell (Sporting), João Teixeira (Benfica), Cafú (Lorient/Fra), Otávio (FC Porto), Licá (FC Porto), Hurtado (Reading/Ing) e Tomané (Panetolikos/Gre)