Santa Clara procura subir ao quarto lugar da I Liga

por Mário Aleixo - RTP
Os açorianos procuram voltar ao 4.º lugar CD Santa Clara

O Santa Clara visita esta segunda-feira o Famalicão, no fecho da 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, em busca de subir ao quarto lugar, aproveitando o desaire caseiro do Sporting de Braga com o Casa Pia (1-2).

No último jogo da I Liga em 2024, os açorianos querem deixar para trás duas derrotas seguidas e aproveitar o deslize da equipa às ordens de Carlos Carvalhal, procurando retomar o quarto posto que já chegaram a ocupar.

O emblema insular, que ainda não tem qualquer empate na I Liga esta época, vinha de três vitórias antes desta fase negativa, além de já saber vencer, esta época, em Famalicão - 1-0 na Taça de Portugal, em 24 de novembro.

Os minhotos, por sua vez, não vencem há cinco jornadas e, em caso de triunfo, ultrapassam o rival regional Moreirense no oitavo posto, além de somarem três pontos pela primeira vez desde que Hugo Oliveira é o treinador.

Açorianos querem voltar às vitórias

Depois de quatro vitórias consecutivas, incluindo uma em Alvalade, o Santa Clara atravessa a pior fase da época, com três derrotas seguidas. 

Para este encontro,  o treinador Vasco Matos tem três indisponíveis, o que dificultará a missão de dar a volta à situação. 

Ricardinho - fiável abre-latas - e Pedro Pacheco - habitual titular na época transata - estão lesionados; Lucas Soares está ausente por acumulação de amarelos. 

O técnico dos açorianos reconheceu a fase menos feliz e, por isso, exigiu uma equipa concentrada: "São fases que muitas equipas passam. Temos de saber passar por elas de uma forma serena. Obviamente queremos reverter esses resultados e olhar para isso de uma forma que nos galvanize". 

Minhotos anseiam pelo triunfo

O FC Famalicão também não atravessa um momento feliz. A equipa que começou a temporada 100 por cento vitoriosa nos três primeiros encontros está, agora, à seis jogos sem vencer - três empates, três derrotas. Nesse sentido, os últimos quatro jogos famalicenses são caricatos - peculiares, talvez. Dois empates frente a dois candidatos aos lugares cimeiros - SC Braga e FC Porto - e duas derrotas diante a dois emblemas que lutam para não descer. 

Frente ao Santa Clara, uma equipa que não está em nenhum desses grupos, em que ficamos? Ora, este não é o primeiro empate entre FC Famalicão e Santa Clara em 24/25. Esta época, os açorianos já eliminaram (0-1) os famalicenses da Taça de Portugal, num encontro que pode servir de amostra para o que aí vem na próxima segunda-feira. Além disso, 

O treinador dos minhotos Hugo Oliveira tem algumas baixas, Gil Dias, Zlobin e Zabiri não vão a jogo, o que não impede o técnico de querer uma equipa mandona: "Queremos que comece a ficar na pele dos nossos jogadores, a nossa forma de estar, que tem de ter mais ritmo e intensidade do que na primeira parte do jogo com o Farense. O adversário tentou levar o jogo para um ritmo lento e pausado, mas temos de impor o nosso jogo. Temos de impor o ritmo do jogo no próximo encontro".

Famalicão e Santa Clara defrontam-se em jogo a contar para a 16.ª jornada do campeonato da I Liga, esta segunda-feira, a partir das 20h15, no Estádio Municipal de Famalicão, com arbitragem de Carlos Macedo.

PUB