O Rio Ave anunciou a rescisão de contrato com Luís Freire, consumando a saída do treinador do 14.º classificado da I Liga portuguesa de futebol, após uma negociação que decorria desde domingo.
O treinador já não esteve presente esta terça-feira no treino da equipa, que foi orientado por Augusto Gama, técnico da estrutura do clube, que fará a transição até ser encontrado um novo técnico.
Luís Freire, de 39 anos, foi contratado para o emblema da foz do Ave desde 2021 mas não resistiu à recente sequência de seis jogos sem vencer no campeonato, com três derrotas e três empates, numa crise de resultados agudizada com empate (2-2) caseiro frente ao Casa Pia, no sábado, para a 10.ª jornada.
No domingo, os responsáveis da SAD comunicaram ao técnico a decisão de darem um novo rumo no comando da equipa, partindo para uma rescisão de contrato que, desde então, estava a ser negociada.
"Luís Freire fará para sempre parte da história do Rio Ave, especialmente pela subida e título de campeão no regresso à I Liga, em 2021/22, O Rio Ave deseja-lhe todo o sucesso pessoal e profissional", rematou o clube, no comunicado divulgado.
Nesta passagem de quatro épocas pelo Rio Ave, Luís Freire, que tinha contrato até 30 de junho de 2025, conseguiu, na temporada de estreia, a subida à I Liga, e, nas quatros subsequentes, a manutenção, mesmo em anos complicados, em que o clube estava impedido de inscrever jogadores, devido a uma sanção da FIFA.