Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Quim Machado espera ansioso pelo Belenenses-FC Porto

por Mário Aleixo - RTP
Quim Machado espera com expectativa pelo jogo entre Belenenses e FC Porto Mário Cruz-Lusa

O treinador Quim Machado, que esta temporada orientou o Al-Batin, da Arábia Saudita, está ansioso e curioso para ver o Belenenses-FC Porto da próxima segunda-feira, a contar para a 28ª jornada do campeonato da I Liga de futebol.

O FC Porto defende a liderança da prova com esta difícil deslocação ao Restelo para defrontar o Belenenses, em jogo marcado para as 20h00.

A época passada os azuis do Restelo eram treinados por Quim Machado que, em declarações à Antena 1, confidenciou estar “ansioso e curioso” para ver o desafio.



O técnico reconhece que as diferenças de uma temporada para a outra são muitas e especifica: “A época passada o FC Porto não estava tão bem mas o Belenenses em casa tem os seus trunfos. Agora o FC Porto está mais forte mas nos últimos jogos o Belenenses com o Silas tem estado bem e prevejo um bom jogo”.

Quim Machado, de 51 anos, não acredita que o fator casa possa favorecer a sua antiga equipa e prefere apontar como trunfos dos azuis da cruz de Cristo, “a concentração e união da equipa” para tentar contrariar o poderio ofensivo dos portistas.

O treinador arrisca fazer um apelo à sua antiga equipa para que os jogadores, em termos defensivos, estejam numa ação de permanente entreajuda.
Defensor do VAR e do seu aperfeiçoamento
Em relação ao vídeo-árbitro (VAR), e a título de balanço das incidências da primeira volta, Quim Machado considera que "é uma tecnologia nova, que está a atravessar a sua fase de implementação, com todas as dificuldades adstritas a essa situação".

"Ninguém sabe ainda muito bem como funciona e quais as suas regras", adiantou o treinador português, acrescentando que "no final da época é necessário sentar à mesma mesa todos os intervenientes para analisar a sua implementação, o que correu bem e o que correu mal".

A exemplo de outros campeonatos, disse ainda Quim Machado, a época de estreia da aplicação da tecnologia do VAR "é sempre muito complicada, com confusões de leis e regras novas, mas será melhor na próxima temporada".
PUB