O Belenenses SAD inicia a edição 2020/21 da I Liga portuguesa de futebol com sete ‘caras novas’ para assegurar nova manutenção no escalão principal, depois de alguns dos jogadores mais experientes do plantel não terem renovado.
Se Silvestre Varela renovou, o mesmo não sucedeu com André Santos, Marco Matias e Licá, o que, bem como a saída de Nuno Coelho para o Desportivo de Chaves, da II Liga, ‘desfigurou’ o equilíbrio pretendido pela direção entre juventude e experiência.
Como tal, a contratação ‘sonante’ do defesa central Henrique Buss, internacional brasileiro que participou no Mundial2014 e conta com passagens por Bayer Leverkusen ou Nápoles, veio dar mais experiência ao plantel ‘azul’, que assistiu também a uma ‘revolução’ no ‘miolo’, com as entradas de Afonso Taira (ex-Hermannstadt, da Roménia), Bruno Ramires (ex-Feirense), Cauê Silva (ex-Albirex Niigata, do Japão) e Afonso Sousa (ex-FC Porto).
Os empréstimos bem-sucedidos do guarda-redes Hervé Koffi e do médio Show, que pertencem aos quadros do Lille, terminaram, com o Belenenses SAD a não contratar ninguém para o lugar do primeiro, confiando em André Moreira, habitual suplente no ano anterior, para a baliza.
Já no ataque, os lisboetas apostaram nos empréstimos de Miguel Cardoso, dos russos do Dínamo de Moscovo, e de Richard Rodrigues, dos brasileiros do Internacional de Porto Alegre, que, juntamente com o capitão Silvestre Varela, servirão de apoio ao avançado colombiano Mateo Cassierra, de novo a principal referência atacante na área contrária.
A criação de uma equipa B, a disputar o Campeonato de Portugal, e a manutenção da formação sub-23 dão mais soluções de recurso a Petit, numa ideia que tem sido vincada nos últimos anos, nos quais muitos jovens deram o ‘salto’ para a equipa principal, fruto também das diversas lesões sofridas por parte de jogadores do Belenenses SAD.
Pela terceira época consecutiva a disputar os jogos em casa no Estádio Nacional, em Oeiras, enquanto decorrem as negociações para a construção de um centro de estágio em Grândola, o Belenenses SAD não teve uma pré-época positiva, na qual se destacam, sobretudo, as derrotas com Benfica (4-0) e Sporting (3-1).
Na primeira jornada da edição 2020/21 da I Liga portuguesa, o Belenenses SAD joga na sexta-feira no terreno do Vitória de Guimarães, a partir das 21:15.