Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Sampaio da Nóvoa diz que Portugal deve ter "ambição de presença" no mundo

por Lusa

Lisboa, 06 dez (Lusa) -- O candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa disse hoje que Portugal deve ter outra "ambição de presença" no mundo e que esta passa pelo reforço das ligações ao Brasil e a África.

"Só podemos ter outra voz no mundo e outra ambição de presença no mundo se for a partir do reforço destas ligações entre Portugal, Brasil e África", sublinhou, após um encontro em Lisboa com o ex-Presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso.

Salientando que essa visão de Portugal é um dos elementos centrais da sua candidatura, Sampaio da Nóvoa sublinhou que as ligações são culturais e históricas, por definição, mas têm de ser também políticas e económicas.

"Sem isso Portugal não irá a lado nenhum e ficará aqui fechado, numa periferia da Europa, um pouco dependente dos outros países europeus", observou, frisando que o imaginário e a política dos últimos 40 anos em Portugal estiveram muito centradas na ideia da Europa e no processo de adesão e integração europeus.

"Isso é muito importante porque Portugal pertence à Europa, mas, de algum modo, esquecemo-nos de outra dimensão da nossa história, que está metaforicamente construída em torno da língua e da comunidade dos países de língua portuguesa e que para nós são decisivos", vincou.

Sampaio da Nóvoa afirmou que mantém "uma ligação antiga com o Brasil" e que as suas primeiras idas àquele país coincidiram em grande parte com o início do mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso, no início da década de 1990, sobre quem declarou ser "um prazer ouvir a opinião" e conversar sobre temas que interessam aos dois países.

Tópicos
pub