A ex-presidente do PS Maria de Belém anunciou hoje que se vai candidatar às eleições presidenciais de 2016.
"Apresentarei publicamente a minha candidatura após as eleições legislativas de 04 de outubro", disse Maria de Belém numa nota enviada à agência Lusa.
Na mesma nota, a ex-ministra da Saúde refere que "a prioridade para o Partido Socialista, neste momento, são as eleições legislativas", mas justifica o seu anúncio hoje "para evitar especulações" e pelo respeito que lhe merecem as pessoas que lhe têm manifestado o seu apoio.Maria de Belém Roseira, 66 anos, natural do Porto, jurista, foi presidente do PS entre 2011 e 2014 e integrou os governos liderados por António Guterres como ministra da Saúde e ministra para a Igualdade.
O anúncio de Maria de Belém surgiu poucas horas depois de o secretário-geral do PS ter reiterado que os socialistas estão concentrados nas eleições legislativas e não nas presidenciais, uma declaração que fez quando estava precisamente ao lado de Maria de Belém.
"Temos um calendário de prioridades e aquilo que neste momento nos empolga são as eleições legislativas. Acho que estarmos aqui todos, e a doutora Maria de Belém, é um bom sinal de que o que nos está a concentrar a todos são mesmo as eleições legislativas", afirmou António Costa aos jornalistas, à saída do Palácio de Justiça, em Lisboa, onde entregou as listas de candidatos por Lisboa às legislativas de 04 de outubro.
Depois de no sábado ter afirmado que nada a impediria de pensar para lá das legislativas, Maria de Belém, ao lado de António Costa na entrega das listas, declarou que "agora é o tempo das legislativas".
"Estou aqui para integrar, como membro suplente, as listas para deputados", disse hoje de manhã aos jornalistas.
António Costa reforçou que "no momento próprio" o PS pronunciar-se-á sobre as presidenciais, tendo na semana passada, numa entrevista à revista Visão, afirmado que Sampaio da Nóvoa é um candidato presidencial "próximo da família socialista".