O viaduto de Alcântara está reaberto ao trânsito desde as 00:00 de hoje, depois de cinco meses de obras de reabilitação daquela infra-estrutura, provisória há trinta anos, anunciou o presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes.
As obras de reabilitação, que começaram em Abril e deveriam demorar seis meses, ficaram concluídas mais de um mês antes do prazo previsto.
Os trabalhos foram realizados na sequência de um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que alertou que o viaduto "não oferecia segurança para a circulação rodoviária de pesados, necessitando de uma intervenção para reforço da estrutura".
Orçadas em 1,5 milhões de euros, as obras incluíram a colocação de piso anti-derrapante, o reforço das estruturas com chapas metálicas e beneficiação geral do viaduto.
Santana Lopes justificou a celeridade da obra com o empenhamento do empreiteiro, com o facto de alguns trabalhos terem decorrido de noite e de não ter chovido.
Com esta obra, "conseguiu-se também uma semelhança estética com o viaduto da Avenida Infante Santo, reparado no final do mandato de João Soares", explicou.
"A segurança fica bem garantida. O viaduto fica em condições de ficar aqui mais 30 anos, mas eu espero que isso não aconteça", disse Santana Lopes, recordando que o estudo urbanístico Alcântara XXI, realizado pela Câmara de Lisboa e o seu Governo, previa a construção de uma rotunda e de um túnel rodoviário entre a Avenida de Ceuta e a Avenida Brasília.