Se as eleições legislativas fossem hoje o Partido Socialista voltaria a vencer, mas os partidos à direita estão a ganhar mais terreno em Portugal, revelou sexta-feira um estudo da Eurosondagem para a SIC, Expresso e Rádio Renascença.
Por outro lado, o partido de Ribeiro e Castro, apesar de se manter no fim da lista de partidos, cresceu um por cento.
Por oposição, o Partido Socialista perdeu 0,4 por cento enquanto o Bloco de Esquerda caiu 0,6 por cento e a CDU desceu 0,6 por cento.
Os resultados do inquérito da Eurosondagem revelaram ainda que o PSD recuperou a liderança nas intenções de voto dos inquiridos com mais de 60 anos que vivem na região Norte.
Em relação aos índices de popularidade, o barómetro revelou que as variações de popularidade do Presidente da República e do primeiro-ministro são idênticas, com estes dois políticos a terem o melhor desempenho para a maioria dos portugueses.
Cavaco Silva desceu um ponto percentual enquanto José Sócrates perdeu sete décimas.
A imagem do Governo continua em alta e o saldo positivo aumentou quase em seis pontos percentuais.
Em relação aos líderes parlamentares, Marques Mendes segue a tendência positiva do partido, logo seguido pelo líder do CDS-PP cujo saldo positivo cresceu 2,6 por cento.
O líder do Bloco de Esquerda perdeu duas décimas e Jerónimo de Sousa, da CDU, mais de 1,5 por cento.
A sondagem foi realizada entre os dias 31 de Agosto e 05 de Setembro por entrevistas telefónicas a pessoas residentes em Portugal Continental com mais de 18 anos.