Queda de neve retém 30 pessoas em São Pedro do Sul

por Carlos Santos Neves, RTP
Várias estradas estão cortadas ou condicionadas nos distritos de Vila Real, Bragança, Braga, Coimbra, Viseu e Guarda António José, Lusa

Trinta pessoas ficaram retidas numa escola primária em Covas do Monte, na região de São Pedro do Sul. O grupo, composto por alunos e professores, foi surpreendido pela avaria do autocarro que os transportava e pelo agravamento das condições climatéricas.

Sem alternativa, o grupo recolheu às instalações de uma escola primária em busca de abrigo. Apenas quatro alunos e dois professores foram retirados pela GNR para São Pedro do Sul.

Em declarações à RTP, Elvira Barbosa, uma das pessoas que se encontram retidas em Covas do Monte, relatou o ambiente entre professores e estudantes.

“Ficámos alojados no restaurante, com condições muito más e meia dúzia de mantas durante toda a noite”, adiantou.

O grupo contactou a Protecção Civil de Viseu ao início da noite de sábado. Contudo, o condicionamento de estradas na região impediu a chegada de veículos a Covas do Monte.

“Disseram-nos que as estradas estão intransitáveis e que iam fazer os possíveis, mas só ao fim de muitas tentativas”, indicou Elvira Barbosa.

“Está muita neve, está muito frio e arranjaram-nos, por simpatia, meia dúzia de mantas. Não temos lenha, não temos gás e não temos alimentos”, acrescentou.

Chuva, frio e neve vão manter-se

A Autoridade Nacional de Protecção Civil mantém o alerta amarelo para Portugal Continental até às 21h00 de segunda-feira e recomenda medidas de prevenção contra as baixas temperaturas, a precipitação e a queda de neve.

De acordo com as previsões dos meteorologistas, a chuva, o frio e a neve vão continuar a pintar o quadro do tempo durante os próximos dias.

“Nós temos a previsão, para hoje e amanhã, de neve acima dos 700 metros”, explicou à RTP Paula Leitão, do Instituto de Meteorologia.

“Na terça-feira, a temperatura sobe ligeiramente e provavelmente não vai haver precipitação. Para o fim do dia o céu volta a ficar muito nublado e na quarta-feira já teremos novamente aguaceiros que serão de neve acima dos 1.500 metros”, precisou, sublinhando que “a situação ainda não está de modo nenhum estável”.

Brigada de Trânsito da GNR deixa alerta

A instabilidade das condições climatéricas, sobretudo a Norte e no Centro do país, levam a Brigada de Trânsito a GNR a aconselhar as populações a fazerem apenas viagens essenciais.

“Se as condições climatéricas se agravarem, a Brigada de Trânsito será obrigada a cortar estradas de forma a que ninguém utilize essas vias e garantir assim a segurança dos condutores”, afirmou esta manhã à RTP o capitão Filipe Martins.

“Neste momento, a melhor opção será só efectuar as viagens essenciais, na medida em que os percursos alternativos podem também vir a ser cortados devido à queda de neve”, alertou o operacional da GNR.

A queda de neve que se verificou nas últimas horas obrigou a vários cortes de estradas nas regiões Norte e Centro.

O trânsito continua condicionado na Auto-estrada 24, onde muitos automobilistas ficaram retidos durante a noite.

Outra das zonas mais afectadas é o Alto de Espinho no IP4. Os bombeiros de Amarante receberam vários pedidos de auxílio de condutores que ficaram bloqueados por causa do nevão. Um automobilista ficou mesmo em estado de choque e teve de ser transportado para uma unidade hospitalar.

Há também muitas limitações na zona de Vila Pouca de Aguiar, na ligação à A7 até ao nó de Ribeira de Pena.

Os cortes verificam-se ainda na A25, entre Viseu e a cidade da Guarda.

As estradas de acesso à Serra da Estrela também permanecem encerradas.
PUB