Miguel A. Lopes - EPA
António Costa discursou no salão nobre da Câmara Municipal de Paris, lado a lado com a autarca da capital francesa, que foi a primeira a discursar. O Primeiro-ministro começou por agradecer à França "este gesto de grande amizade que nos permite estar aqui a festejar o dia nacional de Portugal".
Depois, o Primeiro-ministro dirigiu as suas palavras ao Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, para agradecer o facto do dia 10 de junho se realizar em Paris, junto da comunidade portuguesa.
“Estive aqui presente há um ano e fiz uma promessa: que se eu me tornasse Primeiro-ministro de Portugal gostaria de festejar sempre junto das comunidades portuguesas o dia 10 de junho (…) cumpriu-se assim a promessa”.
Por fim, António Costa dirigiu uma palavra a França, salientando que partilham um destino comum no seio da União Europeia e no futuro da Europa.
“Quando há países que discutem se querem permanecer ou não na Europa, o que França e Portugal dizem é que preciso aprofundar a Europa, quando a ameaça terrorista quer semear o medo, nós afirmamos a alegria de festejar aqui em Paris, aqui em França, esse grande desporto popular que é o futebol”, concluiu o Primeiro-ministro.