Antiga fábrica será transformada em Parque Empresarial Granito

por Agência LUSA

A antiga fábrica da Tobopan, em Vila Pouca de Aguiar, vai ser transformada num Parque Empresarial do Granito, para albergar empresas ligadas a esta actividade económica, anunciou hoje fonte da autarquia.

Existem no concelho 66 empresas ligadas ao sector, que por ano atingem um volume de produção de duas mil toneladas de granito, representando um movimento de cerca de 30 milhões de euros anuais.

O presidente da Câmara, Domingos Dias, disse que as obras de remodelação e recuperação da antiga fábrica e área envolvente vão ter início na próxima semana e deverão estar concluídas até ao final do ano.

Neste edifício vão ficar localizadas empresas de transformação de granito e ainda o Núcleo Tecnológico do Granito, onde será feita a certificação desta pedra e instalados organismos ligados ao ambiente.

O projecto está a ser promovido pela autarquia e pela empresa Parques EDT, proprietária do edifício e que foi criada após a falência da Tobopan.

A autarquia vai avançar de imediato com a construção de acessos, um parque de estacionamento e a instalação de equipamento de água e saneamento, o que custará cerca de 650 mil euros.

à Parques EDT cabe a recuperação do edifício, onde, numa fase inicial, está prevista a instalação de cinco fábricas de transformação de granito de grande dimensão.

Para Domingos Dias, a criação do Parque Empresarial do Granito irá trazer "vida, prosperidade e desenvolvimento a todo o concelho".

Salientou ainda que este é um projecto "fundamental" para a consagração da iniciativa "Vila Pouca de Aguiar - Capital do Granito", que tem como objectivo reordenar e controlar a industria extractiva de granito, promover a transformação deste produto no concelho e a sua comercialização.

Segundo salientou, actualmente, cerca de 90 por cento do granito extraído em Vila Pouca de Aguiar é transformado em Espanha, o que representa um prejuízo para o Estado português de cerca de 100 milhões de euros.

O autarca referiu que o "monstro" que representa o edifício degradado da Tobopan, em Telões, foi um problema que se arrastou durante décadas.

A Tobopan pediu falência em 1982 e, desde então, o edifício entrou num processo de degradação contínuo.

A extracção de granito em Vila Pouca de Aguiar, que representa uma das principais actividades económicas do concelho, emprega cerca de 3.000 operários e movimenta 30 milhões de euros por ano.

Vila Real é um dos distritos do país que concentra mais empresas de extracção de granitos, destacando-se os concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Chaves com 66 por cento do total das unidades do distrito.

Entre 1996 e 2000 registou-se no distrito de Vila Real um crescimento de 50 por cento no valor da produção de granito.

PUB