EI já só controla "pequena parte" de Fallujah diz primeiro-ministro

por Lusa
Thaier Al-Sudani , Reuters

As forças iraquianas recuperaram ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) a maior parte de Fallujah e os `jihadistas` já só controlam "uma pequena parte" da cidade, afirmou hoje o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi.

"Nós prometemo-vos a libertação de Fallujah e recuperámo-la [a cidade]. As nossas forças de segurança controlam a cidade, à exceção de uma pequena parte, cuja segurança precisa ainda de ser garantida nas próximas horas", disse numa breve declaração à televisão pública iraquiana.

Horas antes, comandantes iraquianos tinham anunciado ter conquistado ao EI o principal quartel-general do Governo, no centro de Fallujah, no qual içaram a bandeira nacional.

No avanço para o centro deste importante bastião `jihadista`, situado a 50 quilómetros a oeste de Bagdad, as forças de elite do contraterrorismo (CTS) e as outras unidades militares enfrentaram uma resistência reduzida dos `jihadistas`, que se deslocaram para o lado oeste da cidade, explicaram à agência de notícias francesa, AFP.

Desde o lançamento, a 23 de maio, da ofensiva para recuperar Fallujah, com o apoio aéreo fundamental da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, soldados, polícias e milicianos iraquianos conseguiram cercar a cidade e reconquistar os bairros periféricos.

Mas avançaram com prudência em direção ao centro da cidade, devido aos engenhos explosivos colocados pelo EI e por temerem pela vida de milhares de civis ali retidos com os `jihadistas`.

"As unidades da CTS e as forças de intervenção rápida retomaram o quartel-general governamental no centro de Fallujah", disse o general Abdelwahab al-Saadi, comandante da ofensiva.

Tópicos
PUB