Homens armados atacaram um hotel na cidade costeira de Grand-Bassam, na Costa do Marfim, a cerca de 40 quilómetros da capital Abidjan. Há registo de pelo menos 16 mortos, entre eles cidadãos europeus. O ataque foi reivindicado pela al-Qaeda.
De acordo com o Presidente, os seis atacantes dirigiram-se à praia em Bassam. "Temos 14 civis e dois soldados das forças especiais que, infelizmente, foram mortos". Os atacantes também foram mortos, acrescentou.
O ataque, que foi reivindicado pela al-Qaeda ao início da noite, aconteceu no hotel "Estrela do Sul" e em outras duas unidades hoteleiras. De acordo com a informação que vai sendo apurada, entraram armados com metralhadoras e dispararam.
Durante a tarde, um oficial da polícia nacional afirmava que entre os 12 mortos de que tinham conhecimento na altura, quatro eram cidadãos europeus.
Unverified footage appears to show people running away from Ivory Coast attack, reports at least five people killed https://t.co/KgzxKtbPte
— BBC Breaking News (@BBCBreaking) 13 March 2016
Em comunicado, o Presidente francês François Hollande já veio confirmar que pelo menos um dos mortos neste ataque é de nacionalidade francesa. Criticou o que chama de "ataque cobarde".
Nos últimos meses registaram-se ataques em hotéis de luxo de países vizinhos como o Mali e o Burkina Faso, que causaram dezenas de mortos.
Grand-Bassam é uma cidade de cerca de 80 mil pessoas que já foi capital do país e é patrimonio mundial da UNESCO.
c/agências internacionais