Rússia ataca infraestruturas na cidade ucraniana de Dnipro

por Inês Moreira Santos - RTP
Reuters

A Rússia atacou infraestruturas perto da cidade ucraniana de Dnipro, durante a madrugada desta sexta-feira. De acordo com o autarca da região, pelo menos uma pessoa ficou ferida. Também há relatos de explosões na cidade de Ivano Frankivsk, a oeste da Ucrânia. Kiev acusa as forças russas de terem disparado 99 drones e mísseis contra o território, 84 dos quais terão sido destruídos pelo sistema de defesa ucraniano, tendo sido registados danos em três centrais térmicas.

Os bombardeamentos russos com mísseis e drones, esta madrugada, atingiram centrais termoelétricas e hidroelétricas no centro e oeste da Ucrânia, comunicou a operadora de rede elétrica Ukrenergo.

“Durante a noite, os russos atacaram novamente as instalações de energia num ataque massivo e combinado”, disse Ukrenergo no Telegram. “As centrais termoelétricas e hidroelétricas nas regiões centro e oeste foram danificadas”.

Outras três centrais térmicas ucranianas foram danificadas pelo ataque russo, segundo a fornecedora de energia ucraniana DTEK.

"Os ocupantes atacaram três centrais térmicas da DTEK. O equipamento ficou seriamente danificado", informou a empresa em comunicado. “Depois de o ataque terminar, os engenheiros de energia começaram a reparar os danos imediatamente”.

De acordo com as autoridades regionais, as forças russas atacaram várias infraestruturas no distrito de Kamianske, perto da cidade de Dnipro, e pelo menos uma pessoa ficou ferida. O ministro da Energia ucraniano, German Galushchenko, confirmou, entretanto, que as instalações de energia nas regiões de Dnipropetrovsk, Poltava e Cherkasy foram atacadas.

“As instalações de geração de eletricidade foram alvo de drones e mísseis”, escreveu Gelushchenko no Facebook.
Defesa ucraniana abateu 84 mísseis e drones russos
Moscovo intensificou os ataques aéreos contra a Ucrânia nas últimas semanas, visando sobretudo as infraestruturas energéticas, em resposta aos ataques ucranianos nas regiões fronteiriças russas.

“O inimigo lançou um ataque aéreo contra o setor de combustível e energia da Ucrânia, utilizando vários tipos de mísseis e drones de ataque”, comnicou a Força Aérea, em comunicado, acrescentando que "foram destruídos 84 alvos aéreos: 58 drones Shahed e 26 mísseis".

A televisão estatal ucraniana noticiou ainda que foram ouvidas explosões nas regiões de Ivano-Frankivsk e Khmelnytskyi, bem como na cidade de Dnipro, enquanto mísseis de cruzeiro russos eram avistados no espaço aéreo ucraniano.

O governador de Dnipropetrovk, Sergiy Lysak, afirmou que "várias instalações de energia foram danificadas" na região.

Entretanto, as Forças Armadas da Polónia informaram que tinham reforçado a vigilância do espaço aéreo, dias depois de um míssil russo disparado contra cidades no oeste da Ucrânia ter sobrevoado o território polaco durante 39 segundos.

"Ontem à noite, foi observada uma intensa atividade aérea de longo alcance por parte da Federação Russa, associada a ataques com mísseis contra alvos em território ucraniano", afirmou o Comando do Exército polaco em comunicado.

"Foram tomados todos os procedimentos necessários para proteger o espaço aéreo polaco" e as Forças Armadas estão "a monitorizar continuamente a situação", acrescentou o comunicado.


C/agências
Tópicos
pub