Vila FC também irá faltar ao jogo com o Canelas 2010

por Carlos J Barros - RTP
Canelas 2010 cn

O Vila FC, depois de Lavrense e Balasar, vai faltar ao jogo com o Canelas 2010, que lidera a Divisão de Honra da Associação Futebol do Porto, disse o seu presidente, António Coelho.

"Está fora de questão comparecer ao jogo. O Vila não vai a Canelas, por tudo o que se passou e se passa. Nem os jogadores querem ir", disse o presidente do centenário clube de Vila Nova de Gaia, António Coelho.

Em causa, de acordo com o dirigente, está o clima de intimidação, dentro e fora das quatro linhas, que envolve os jogos do Canelas 2010, que conta no seu plantel com alguns elementos dos Super Dragões, principal claque do FC Porto, entre os quais o líder Fernando Madureira.



"Nós fomos dos primeiros a falar desta situação. Não tenho nada contra o Canelas, mas alguma coisa tem que ser feita, isto não pode continuar. O presidente da AF Porto (Lourenço Pinto) tem de fazer alguma coisa", disse o dirigente.

As situações ocorridas nos jogos com o Canelas 2010, que lidera a Divisão de Honra com 10 pontos de vantagem sobre o Gondim Maia (2.º), de acordo com o presidente do Vila FC, envolvem "pressões constantes sobre jogadores, árbitros, dirigentes e elementos de segurança".

Os vários casos registados levaram a que os clubes reunissem há cerca de um mês na sede da AF Porto com o presidente Lourenço Pinto e apenas o Ermesinde não se queixou nem se reviu nos relatos dos restantes 13 clubes presentes.

No imediato, e como primeira medida para apurar os factos, a AF Porto decidiu nomear três delegados para os jogos do Canelas 2010, para monitorizar e tomar decisões disciplinares sobre esta equipa que lidera a Divisão de Honra.

A Associação de Futebol do Porto decidiu ainda abrir um processo de averiguações para o apuramento da verdade, pelo que irá ouvir os vários elementos dos clubes envolvidos nos factos relatados e que remontam já há alguns anos.

Antes de Lavrense e Balasar, em jogos referentes à 17.ª e 20.ª jornada, e da anunciada falta de comparência do Vila FC, em encontro da 22.ª, também o Leça do Balio e Arcozelo, em épocas anteriores, optaram por faltar ao jogo com o Canelas 2010 e somar o castigo da derrota por 3-0.

Um exemplo dos registos relatados pelos vários clubes foi revelado sob a forma de um vídeo partilhado nas redes sociais com alguns lances do jogo entre o Vila FC e o Canelas 2010, que estiveram na base da decisão da falta de comparência para o próximo jogo entre ambas as equipas.

"Jogámos dois jogos [com o Canelas 2010], um que não foi tão grave, embora com alguns episódios, e outro em que teve de tudo e até cheguei a ser ameaçado no banco", disse António Coelho, para quem esta situação "deixou de ser um caso local e é já um caso nacional" e a "pedir intervenção governamental".

Outro dos factos recordados pelo presidente do Vila FC associados a esta situação tem a ver com a posição já assumida pelos árbitros da AF Porto, que maioritariamente vetaram dirigir os jogos que envolve o Canelas, restando seis ou sete.

O presidente do Canelas 2010, Bruno Canastro, admitiu entretanto que a falta de comparência dos adversários é o pior que pode acontecer para o seu clube, uma vez que os adeptos querem ver futebol, considerando ser o preço de ter Fernando Madureira e outros três superdragões.

C/Lusa
PUB