A Eslováquia venceu a Rússia, por 2-1, com golos de Weiss e Hamsik, no arranque da segunda ronda do Euro2016, e com os primeiros três pontos amealhados 'baralhou' as contas do apuramento no Grupo B.
Com três alterações no 'onze' após a derrota com o País de Gales (2-1) - entraram Tomás Hubocan, Viktor Pecovsky e Ondrej Duda, por troca com Dusan Svento, Patrick Hirosolovky e Michal Duris -, a Eslováquia cedo deu a entender a disposição de procurar chegar rapidamente à vantagem.
Marek Hamsik, aos 10 minutos, tirando partido de uma perda de bola da seleção russa, tentou o golo com um pontapé forte, mas sem acertar na baliza defendida por Igor Akinfeev, e Jan Durica, aos 13, na marcação de um livre, faz a bola passar perto.
A Rússia, demasiadamente descontraída, com perdas frequentes de bola e deixando-se ultrapassar pela velocidade dos eslovacos, só aos 18 minutos, por Fedro Smolov, rematou com intenção à baliza do guarda-redes Matus Kozacik.
Com posse de bola consentida, mas pouco acutilantes, os russos criavam perigo através de lances de bola parada e através de raras exceções de jogo corrido, como as protagonizadas por Artem Dzyuba, aos 23 minutos, e por Fedor Smolov, aos 28, mas o remate saiu rente à base do poste.
Rápida nas transições, a Eslováquia chegou à vantagem por Vladimir Weiss, aos 32 minutos, na sequência de uma bola lançada para as costas da defesa russa, com um bom trabalho do jogador do Al-Gharafa, que tirou Igor Smolniko e Vasili Berezutsky da jogada com uma finta de corpo, antes de rematar para o fundo da baliza da Rússia.
Marek Hamsik, que perseguia o golo desde o apito inicial, elevou a vantagem da Eslováquia, aos 45 minutos, com um remate forte e tenso, após tirar o 'motor' russo Oleg Shatov do caminho, com uma simulação, tendo ainda a bola batido no poste mais distante antes de cruzar a linha de golo.
Para a segunda parte, aturdida com a inesperada vantagem da seleção eslovaca, a Rússia tirou do banco Denis Glushakov, Pavel Mamaev e, mais tarde, Roman Shirokov e, com as alterações operadas, ganhou dinâmica ofensiva, sem contudo criar flagrantes oportunidades de golo.
O 'irrequieto' Oleg Shatov, aos 53 minutos, criou uma situação de perigo na área eslovaca resolvida por Jan Durica e, aos 55, foi a vez de Igor Akinfeev negar o golo a Robert Mak, na sequência de um rápido contra-ataque da Eslováquia.
Aos 79 minutos, o russo Pavel Mamaev, em posição frontal, rematou ao lado da baliza defendida pelo guarda-redes Matus Kozacik, em lance que antecederia o golo de Denis Glushakov, aos 80, num cabeceamento a um cruzamento de Oleg Shatov.
A exemplo dos minutos finais do encontro com a Inglaterra, em que a 'capitão' Vasili Berezutski empatou já nos descontos, a Rússia 'caiu' em cima da seleção da Eslováquia, remetida apenas à defesa e em explorar o contra-ataque.
Denis Glushakov, aos 87 minutos, rematou ao lado, e Artem Dzyuba, aos 90, não conseguiu ultrapassar Tomás Hubocan, no que foram as derradeiras oportunidades de perigo para a baliza da Eslováquia, que segurou o triunfo com alguma dificuldade.
(com Lusa)