Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Luís Amado alerta para "curva perigosa de transição" do país

por Antena 1

O presidente do Conselho de Administração do Banif chama a atenção para os efeitos das taxas de juro negativas nos bancos.

O presidente do Conselho de Administração do Banif, Luís Amado, entrevistado pelos jornalistas da Antena 1 e Diário Económico Rosário Lira e Francisco Ferreira da Silva.

Considera que os bancos de maior dimensão conseguem compensar esta situação com mais volume de crédito. No entanto, não tem dúvidas que esta pressão vai conduzir a um processo de consolidação inevitável à escala europeia e nacional, com mais fusões entre os bancos, também em Portugal.

Acresce a este problema da pressão das taxas, o impacto que a resolução do BES teve nos balanços dos bancos e lembra que qualquer solução que vier a ser tomada quanto à venda do Novo Banco ou a um eventual reforço do Fundo de Resolução deve ser encarada bom senso, sensibilidade e ponderação.

Luís Amado considera que PSD e CDS ao fazerem um acordo de governo poucos dias depois das eleições "encurralaram" o PS não permitindo a formação de um governo de Bloco Central

Se António Costa conseguir manter a estabilidade não vê necessidade do novo Presidente da República marcar eleições assim que seja possível.

Luís Amado opõe-se à tese do "fim da austeridade". Admite que no âmbito da viragem que se está a produzir na Europa haja politicas que se estimulem o consumo mas isso deve acontecer sobretudo pela via do investimento. Não pode é o país "ficar refém" do estímulo ao consumo.
PUB