Panama Papers envolvem mais de 200 empresas portuguesas

por Antena 1

Foto: Alejandro Bolivar - EPA

Mais de duas centenas de empresas portuguesas são suspeitas de estarem envolvidas no escândalo dos documentos do Panamá, segundo informação divulgada pela edição eletrónica do jornal Irish Times.

Estes os dados mais recentes do escândalo revelado por um consórcio de jornalistas de investigação e aqui descritos pelo jornalista da Antena 1 Pedro Sá Guerra.Em Portugal a Procuradoria-Geral da República promete agir se forem detetados crimes.

Segundo aquele meio de comunicação irlandês, entre os envolvidos neste esquema de fuga ao fisco, existem 244 empresas nacionais com 225 acionistas e 34 beneficiários.

Um caso que está a ter consequências políticas em alguns países como a Islândia.

O Ministério das Finanças já informou que acompanha regularmente as informações divulgadas relativamente aos comportamentos de evasão fiscal, por forma a proceder da melhor forma à deteção dessas práticas relativamente a impostos devidos em Portugal.

Recorde-se que o país perde mais de dois milhões de euros por dia para os paraísos fiscais.

Os últimos dados do Banco de Portugal, relativos a 2015, mostram que todos os dias saem de Portugal para as offshores de todo o mundo 2,3 milhões de euros.

Em 2015 registou-se um aumento na saída de dinheiro para os chamados paraísos fiscais, mais 864 milhões do que nos anos anteriores.

PUB