A nova administração executiva da Efacec vai passar a ser presidida por Ângelo Ramalho, até agora presidente do Conselho de Administração da Alstom Portugal, anunciou hoje a Winterfell, participada da empresária angolana Isabel dos Santos.
Num comunicado, a Winterfell dá conta da conclusão do negócio da compra 66,1% da Efacec Power Solutions, anunciado em junho e que agrupa as atividades centrais do grupo Efacec, com o objetivo de reforçar financeiramente a empresa portuguesa".
"Nesta ocasião, foi nomeada a nova administração executiva da Efacec, presidida por Ângelo Ramalho, até aqui presidente do Conselho de Administração da Alstom Portugal, e que integra ainda Francisco Nunes como CFO [administrador financeiro] e Luís Delgado como vogal da comissão executiva", refere a Winterfell.
Com 52 anos, Ângelo Ramalho é licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e conta com 25 anos de experiência no setor energétivo.
O novo presidente executivo da Efacec desempenhou funções de topo na Shell (1991-1995), GDP Distribuição (1999-2005), Galp Energia (2005-2006) e Alstom (2006-2015). Foi ainda presidente executivo da Lusitâniagás e da Lisboagás, presidente do Conselho de Administração da EIVAL e SAAGA (Grupo Galp Energia) e diretor-regional da Alstom em Portugal.
A 22 de outubro, tinha sido anunciada a saída do professor João Bento da presidência da Efacec para liderar a Gestmin.
A Efacec Power Solutions agrupa as atividades centrais do grupo Efacec, que inclui a energia, com transformadores, aparelhagem, automação e mobilidade elétrica, e engenharia, registando um volume de negócios de cerca de 500 milhões de euros anuais, tem uma equipa de 2.500 colaboradores e atividade em 80 países.