Frankfurt, 12 fev (Lusa) - O Deutsche Bank, principal banco alemão, informou hoje que quer recomprar títulos de dívida num volume de 3 mil milhões de euros e de 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,8 mil milhões de euros).
O banco apresentou uma oferta de compra pública para obrigações seniores e assegurou que a sua forte posição de liquidez lhe permite recomprar estes títulos de dívida sem que isso tenha efeitos no plano de emissão para 2016.
Com esta recompra de dívida, o Deutsche Bank reforça a sua posição de capital e não terá de pagar juros.
Esta operação foi anunciada no final de uma semana em que os títulos do Deutsche Bank sofreram perdas em bolsa, apesar das recuperações registadas na quarta-feira e hoje.
Segundo a agência Efe, as ações do Deutsche Bank já perderam este ano 30,5% do seu valor e em seis meses quase 49%.
Para tranquilizar os investidores, o Deutsche Bank assegurou esta semana que é um banco solvente e que tem liquidez suficiente para pagar este ano os juros de títulos de dívida convertível (CoCos) emitidos em 2014.
Em Bruxelas, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, assegurou que o Deutsche Bank "tem capital suficiente" e "é um banco forte".
"O Deutsche Bank tem capital suficiente. Tomamos medidas preventivas para tornar os bancos mais resistentes após a crise financeira de 2007-2008", afirmou Schäuble, numa conferência de imprensa após a reunião de ministros da Economia e Finanças da União Europeia.