Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Pedro Sousa Vieira conquistou 10ª edição do Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso

por Lusa

O Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso vai ser atribuído ao artista plástico Pedro Sousa Vieira, avançou hoje à Lusa fonte da Câmara de Amarante, entidade promotora do concurso, que vai na décima edição.

A obra premiada denomina-se "O caminho íngreme que conduz até à pegada de Buda".

Segundo a autarquia, trata-se de um trabalho constituído por 16 "desenhos-pinturas" construídos com recurso a aguarela, guache, lápis de cor, grafite e fita de reparação de arquivo sobre recorte de revista sobre papel.

A escolha do júri foi unânime, considerando que "os desenhos-pintura premiados constituem, assim, uma sequência visual sem vocação narrativa".

Pedro Sousa Vieira conta com 25 anos de carreira.

Desenho, pintura, fotografia, escultura e instalação são alguns dos trabalhos apresentados por este artista natural do Porto.

Ao Prémio Amadeo de Souza-Cardoso concorreram, como artistas convidados, Adriana Molder, João Jacinto, António Júlio Duarte, Fernando José Pereira e Pedro Sousa Vieira.

Para além do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, foi também atribuído o Prémio de Aquisição do Grupo de Amigos do Museu, sendo vencedor Tiago Baptista, pela obra "Pas de lumière".

Os agora premiados juntam-se ao escultor Alberto Carneiro, artista consagrado na presente edição do prémio, ao qual foi atribuído, extraconcurso, o "Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso".

O escultor está, assim, convidado a realizar uma exposição de obras próprias em espaço do museu, com catálogo apropriado, sendo premiado com a aquisição de uma ou mais obras para as coleções do museu de Amarante, até ao montante máximo de 25.000 euros.

Os prémios Amadeo de Souza-Cardoso e Aquisição têm um valor de 10.000 e 7.500, respetivamente, e serão entregues em sessão solene que terá lugar nos Paços do Concelho de Amarante, a 14 de novembro.

O júri do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso havia já selecionado as obras que vão integrar a exposição da décima edição, tendo escolhido 38 trabalhos, de 29 artistas.

No total, concorreram 350 artistas, com 616 obras.

A exposição vai ser inaugurada a 14 de novembro e estará patente ao público até 28 de fevereiro de 2016.

 

Tópicos
PUB