O Governo anunciou hoje uma revisão do acordo de cooperação entre Portugal e a Alemanha no setor cinematográfico, que deverá proporcionar às empresas portuguesas uma maior grau de internacionalização e de acesso ao mercado germânico.
A aprovação formal deste acordo, cuja versão original datava já de 1988, foi anunciada no final do Conselho de Ministros, depois de consensualizado entre os dois países em maio de 2015.
Com este acordo, segundo o executivo, "é prevista a redução da participação dos coprodutores minoritários, o que possibilitará às empresas portuguesas que atuam neste setor constituírem-se como parceiros válidos em investimentos bilaterais, contribuindo para a respetiva internacionalização, a venda de filmes e produtos audiovisuais portugueses no mercado alemão".
O Governo português adianta ainda que com a revisão do acordo "pretende-se facilitar e desenvolver as relações bilaterais de cooperação no domínio cinematográfico existentes entre Portugal e a Alemanha, garantindo o princípio da diversidade cultural e promovendo o conhecimento da cultura portuguesa".
No Conselho de Ministros, ainda na área da cultura, foi aprovado um decreto que procede à ampliação da área classificada como monumento nacional dos "Monumentos de Alcalar, na freguesia de Mexilhoeira Grande, concelho de Portimão.
Os Monumentos de Alcalar foram classificados como monumento nacional em julho de 1910, logo na fase do regime da I República.