O guarda-redes brasileiro do Benfica Ederson está entre os 23 convocados do Brasil para a Copa América, anunciou hoje a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O guarda-redes do Benfica, de 22 anos, assumiu a titularidade na baliza 'encarnada' no dérbi com o Sporting [vitória das 'águias' por 1-0], no Estádio José Alvalade, em Lisboa, por lesão do compatriota Júlio César, que foi titular do Brasil no Mundial2014.
A Copa América vai ser disputada entre 03 e 26 de junho, nos Estados Unidos.
Ederson é o único jogador da I Liga a ser chamado por Dunga, que, desta vez, optou por deixar de fora o melhor marcador do campeonato, o avançado Jonas, depois de ter contado com ele nos jogos disputados em março.
A bota de ouro, troféu que distingue o melhor marcador na Europa, foi até há pouco tempo liderada por Jonas, que ocupa agora o segundo lugar, com os mesmos 31 golos de Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e a quatro de Luís Suárez (FC Barcelona), com 35.
Nos convocados para a Copa América, o técnico brasileiro chamou também Elias, ex-médio do Sporting e atualmente no Corinthians, e Casemiro (Real Madrid) e Hulk (Zenit), antigos jogadores do FC Porto.
Fora das opções ficaram Kaká, atualmente na Liga norte-americana, no Orlando City, ou Oscar, do Chelsea, bem como Lucas Moura (Paris Saint-Germain), Ganso (São Paulo), Danilo (Real Madrid) ou David Luiz (Paris Saint-Germain).
Da equipa 'canarinha' já se sabia que o capitão Neymar, do FC Barcelona, não seria opção, tendo em conta que, após conversas com os catalães, o jogador apenas seria opção para os Jogos Olímpicos.
Na Copa América, troféu que o Brasil não conquista desde 2007 -- o campeão em título é o Chile -, a seleção 'canarinha' integra o Grupo B, juntamente com o Peru, Haiti e Equador.
Lista dos 23 convocados:
Guarda-redes: Alisson (Internacional), Diego Alves (Valencia/Esp) e Ederson (Benfica/Por).
Defesas: Daniel Alves (Barcelona/Esp), Fabinho (Mónaco/Fra), Douglas Santos (Atlético Mineiro), Filipe Luís (Atlético de Madrid/Esp)), Gil (Shandong Luneng/Chn), Marquinhos (Paris Saint Germain/Fra), Miranda (Inter de Milão/Ita) e Rodrigo Caio (São Paulo).
Médios: Casemiro (Real Madrid/Esp), Elias (Corinthians), Luiz Gustavo (Wolfsburgo/Ale), Rafinha Alcântara (Barcelona/Esp), Lucas Lima (Santos), Philippe Coutinho (Liverpool/Ing), Renato Augusto (Beijing Guoan/Chn) e Willian (Chelsea/Ing).
Avançados: Douglas Costa (Bayern de Munique/Ale), Gabriel (Santos), Hulk (Zenit/Rus) e Ricardo Oliveira (Santos).
(C/Lusa)