Imagem de Vou Ali e já Venho (Novembro 18)

Vou Ali e já Venho (Novembro 18)

Imagem de Vou Ali e já Venho (Novembro 18)

Vou Ali e já Venho (Novembro 18)


Online:
Podcast Exclusivo 2ª feira às 15h.

FM: De 2ª 6ª feira às 14h58

Vou Ali e Já Venho



No ano europeu do património cultural vamos descobrir pessoas e lugares, até dos que existem apenas em contos ou lendas. Um convite à descoberta de destinos escondidos, um impulso para ir e voltar. 
Todas as semanas há também o Roteiro Renascer, uma sugestão de visita a um dos concelhos que renova de verde o seu património natural.

Com Rui Gomes.


Março | Abril Maio | Junho Julho | Agosto | Setembro |Outubro | Novembro | Dezembro

Dia 30 – Reserva da Faia Brava
A Reserva Faia Brava foi a primeira Área Protegida Privada a ser classificada pelo ICNF. Começou para tentar preservar um casal de águias Bonelli.
 

Dia 29 – Museu Ibérico da Máscara

O Museu Ibérico da Máscara e do Traje em Bragança é o palco de uma cultura única desta região de Trás os Montes com o riso e a critica social a vestirem-se de cor e a serem reveladas pelas máscaras

 


 

Dia 28 – Madeiro de Penamacor

Os de Penamacor dizem que é o maior madeiro de Portugal. Sentem orgulho e até estão a preparar uma candidatura a património imaterial da humanidade junto da UNESCO
 

 

 


Dia 27 – Ah! que se chá! em Tinalhas


É desconhecida a origem do Ah! que se chá! em Tinalhas. Realiza-se sempre na véspera do dia de Reis e não se sabe quando e como termina.

 

Dia 26 – Santa Bebiana em Paul

Este Sábado vai haver uma procissão em Paul com um pipo num andor e em honra de Santa Bebiana que a tradição popular assinala como a “santa dos bêbados”.

   



Dia 23 – Florbela Espanca

“É amar-te, assim, perdidamente…” é também a paixão de Vila Viçosa por Florbela Espanca. A poetisa nasceu aqui em 8 de Dezembro de 1894.

 

Dia 22 – Gouveia aldeia em verso

As boas vindas são dadas em verso e conforme se vai caminhando pela aldeia de Gouveia do concelho de Sintra vamos descobrindo pessoas e lugares através de versos colocados nas paredes e muros.

 


 

Dia 21 – Passeio dos Poetas em Santa Cruz

Kazuo Dan ficava fascinado com o sol poente. João de Barros disse que a praia de Santa Cruz era um dos mais “fascinantes lugares de repouso e sonho que existe no Mundo.

 

 



Dia 20 – Poesia na rua Praia da Vitória


Na cidade da Praia da Vitória anda-se na rua a ler poesia. A maior parte das pessoas vai descobrindo passo a passo os 33 painéis de azulejos com excertos de poemas

 

Dia 19 – Poeta Cavador

O Poeta Cavador era analfabeto mas compôs versos muito elogiados e era muito popular na região da Bairrada.

 



Dia 16 – Castelo Melhor

Castelo Melhor é um bom exemplo da Ibéria. Haverá poucas povoações em Portugal onde a entrada se faz por um largo em que se homenageia um rei leonês.

 

Dia 15 – Castelo de Ourém

O castelo de Ourém é um dos mais interessantes de Portugal. Devido à sua beleza e também pelas histórias que preserva. Está classificado como Monumento Nacional.

 


 

Dia 14 – Castelo de Chaves

Chaves tem vários motivos de interesse e há um que se destaca: a torre de menagem do castelo que funciona como Museu Militar. É também um excelente miradouro da cidade.

 

 



Dia 13 – Mértola – centro histórico


Mértola é um museu a céu aberto que revela a sua história de porto comercial por várias civilizações.

 

 



Dia 12 – Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo é cidade património mundial. Foi a primeira em Portugal a ter esta distinção da Unesco e representa toda a história dos Descobrimentos.

 



Dia 9 – Ruínas Montinho das Laranjeiras

Os romanos tinham bom gosto. Construíram uma Villa mesmo ao lado do rio Guadiana com uma bela vista e num sitio agradável para viver.

 

Dia 8 – Vila Romana do Rabaçal

O Rabaçal é afamado pelo queijo mas agora está também a ganhar notoriedade com a permanente descoberta da vila romana.

 


 

Dia 7 – Centum Cellas

A torre de Centum Cellas é tão bela como enigmática. Os seus 12 metros de altura, toda de pedra e com enormes aberturas nas quatro paredes fazem dela uma construção única na Península Ibérica.

 

 



Dia 6 – Casa da Torre de Caria


A Casa da Torre de Caria tem toda a história da região dos últimos dois milénios. O próprio edifício revela o poder de várias instituições desde o tempo dos romanos até aos dias de hoje.

 

 



Dia 5 – Freixo de Numão

Freixo de Numão é uma vila cheia de história e com belas paisagens e sítios arqueológicos como é o caso de Prazo. O ponto de partida para a descoberta é o Museu da Casa Grande.

 



Dia 02 – Colchas de S.Jorge

S. Jorge é conhecida como a ilha da tecelagem e as colchas de ponto alto são as mais afamadas. Estão espalhadas por todos os continentes, seguiram a diáspora açoriana e algumas têm mais de um século.

 

 



Dia 01 – Tecelagem de Mértola


A Oficina de Tecelagem de Mértola é um bom lugar para se ver uma parte importante do ciclo da lã. Além de serem feitas as tradicionais mantas de lã, podemos ainda ver cardar e fiar a lã.

 

 


Dia 31 – Bordado de Tibaldinho

No Bordado de Tibaldinho os buracos são a linguagem desta arte e estruturam os efeitos decorativos. Quanto mais motivos tiver mais bonito fica.